Quando a Série B do Campeonato Brasileiro começou não era nenhum absurdo dizer que o melhor jogador do Goiás na competição seria um prata da casa. Afinal de contas, o elenco conta com Rafael Toloi, Ernando e Valmir Lucas na zaga, além e Amaral no meio-campo e a jovem promessa Felipe Amorim, no ataque.
No entanto, quem se destacou nos últimos jogos foi outro jogador revelado no clube, o lateral-direito Douglas, que se recuperou de uma lesão muscular. Após um retorno surpreendente, o jogador já se tornou artilheiro do Verdão na Segundona, com cinco gols marcados. Aos 21 anos, Douglas sonha em disputar os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, e até admite a possibilidade de deixar o Goiás.
- Ainda tenho muito tempo para pensar em uma possível transferência. Mas é um sonho jogar em outro clube, mudar de ares e crescer ainda mais na carreira. Hoje meu objetivo é ajudar o Goiás a permanecer na Série B. Se eu jogar bem, as oportunidades na Seleção podem surgir naturalmente – diz Douglas.
O jogador pertence ao grupo Traffic e tem contrato com o Goiás até maio de 2012. No mês que vem o lateral já poderá assinar um pré-contrato com outra equipe. A vontade de Douglas é permanecer no Brasil por causa do filho, Kauã Pietro, de apenas seis meses.
- Não quero sair do país por enquanto e já recebi algumas propostas de equipes brasileiras. Penso até que a convocação do Felipe Amorim para os jogos Pan-Americanos pode aumentar a visibilidade do Goiás. Mas eu vou fazer o que for melhor para a minha carreira. Disputar as Olimpíadas seria fantástico – afirma o lateral, que tem passagens pela Seleção Sub-20.
O zagueiro Rafael Toloi, de 20 anos, também tem idade olímpica. O jogador já foi envolvido em inúmeras especulações sobre possíveis transferências para o exterior, porém, nunca foi negociado e alterna bons e maus momentos na temporada. Douglas não quis falar muito sobre o companheiro.
- Ele (Rafael Toloi) é bastante fechado e guarda as coisas para ele mesmo. Mas com certeza quer muito que o Goiás saia desta situação difícil – diz Douglas.
Drama e superação
Se levarmos em consideração o início de carreira de Douglas, suas recentes atuações não são surpresa. O lateral-direito surgiu em 2008 e logo foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. A promessa, no entanto, sofreu com as lesões e teve o bom futebol interrompido. Recentemente, Douglas ficou sete meses afastado dos gramados por causa de uma lesão muscular, que originou uma fibrose. Foi o momento mais difícil da carreira do atleta.
- Eu fiquei muito preocupado e ansioso, porque queria ajudar o clube. Foram longos meses de tratamento – lembra Douglas.
O retorno foi justamente contra a Ponte Preta, adversária da última terça-feira, mas a partida foi válida pela nona rodada, no dia primeiro de julho. Douglas disputou 17 jogos na Série B e obteve seis vitórias, três empates e oito derrotas. Com mais um gol de falta – o terceiro na competição – marcado na última partida, o lateral se tornou o artilheiro do Verdão no Campeonato Brasileiro, com cinco gols.
 Eu sempre gostei de bater faltas. Mas quando comecei a jogar, o Goiás tinha grandes batedores, como Paulo Baier, Léo Lima e Bernardo. Graças a Deus tive oportunidades este ano e consegui aproveitá-las – diz Douglas.
Os gols de falta do lateral esmeraldino foram marcados contra Sport, Vitória e Ponte Preta. Os demais foram feitos contra Icasa-CE e Paraná.
Alívio
Mesmo com as boas atuações de Douglas, o Goiás ficou oito jogos sem vencer na Série B. O resultado foi uma desastrosa queda na tabela de classificação, que levou o time esmeraldino na sexta para a 16ª colocação. A vitória na última terça-feira contra a Ponte Preta não tirou os riscos de rebaixamento, mas aliviou o clima na equipe esmeraldina.
 Todos nós estávamos muito abatidos com as derrotas. A vitória contra a Ponte nos deixou mais confiantes para os próximos jogos. Mas temos que manter a concentração para derrotar o Criciúma – adversário desta sexta – e os outros adversários – comenta Douglas.
O lateral-direito não jogou contra o Boa, no último sábado, porque estava suspenso. Foi a estreia do técnico Enderson Moreira à frente do clube. Após a derrota por 1 a 0 em Minas Gerais, o grupo ficou bastante abatido, como revelou o próprio treinador depois do jogo. Enderson completa nesta quinta-feira uma semana à frente do Goiás e Douglas afirma que o grupo esmeraldino já se adaptou ao estilo do novo técnico.
- Não o conheci na partida contra o Boa porque estava suspenso. Mas ele (Enderson Moreira) é um bom técnico e já notamos suas qualidades.
O Goiás volta a campo nesta sexta-feira, contra o Criciúma, às 20h30m, no Serra Dourada. O Verdão ocupa a 16ª colocação, com 33 pontos, enquanto os catarinenses estão na oitava colocação, com 41 pontos.







0 comentários:
Postar um comentário